domingo, outubro 01, 2006

Sem convicção nem humor

Já não é fácil manter o bom humor numa manhã de domingo de eleição, friozinho, depois de trabalhar mais de 12 horas na véspera por causa de um avião que caiu na selva amazônica. Mas, vamos lá, notícia sempre é estimulante, o resultado final foi bom e o melhor é se animar pra ir votar antes de ir pra redação. Mas ter que aguentar um babaca que esconde o rosto sob um capacete pedindo pra você votar no Clodovil já é demais: "Vota no Clodovil que tudo melhora". "Ooohh cidadão, porque você não vai pra puta que o pariu que eu não vou votar em maluco. E, quer saber, boca de urna é crime eleitoral, seu cretino."
Desabafo feito, vamos lá encarar os tucanos da minha seção eleitoral. Mas, surpresa boa: não tinha fila. E, no final, votar no meu antigo colégio, no meu antigo bairro, sempre é divertido, meio nostálgico. Logo de cara, encontro o velho vizinho, mais velho do que nunca, agora falando dos netos. Depois, o mesário é colega de infância: "Você não é irmã do Gerson? Eu sou o irmão do Osmar?". Papo de xarope, o mesmo estado meu.
Me animo: até que terminei o voto mais cedo do que calculei e sigo pro jornal tentando desviar o dial da CBN, já que de notícia eu estou farta e vou me fartar ainda mais durante este dia. Mas sigo com aquela sensação esquisita logo depois traduzida pelo João Ubaldo: o voto este ano está sem entusiasmo, sem convicção, sem esperança. Todo mundo que conheço está assim: voto pelo hábito, com raiva, meio por obrigação, no menos ruim. Antes do apertar o sim verde, xinguei a foto do infeliz, esperando que ele escute e páre de fazer bobagens.
Mas suspeito que hoje e os próximos 4 anos vão ser bem amargos.

4 comentários:

Anônimo disse...

não toh desanimada
nem descrente...

- o voto de SP foi de chorar (ouvir hoje logo cedo discurso do Serra, do Maluf, do Russomano, ninguém merece...) -- OK

- vai ser uma pauleira daqui até o 2º turno, aguentar a tucanada cantando vitória e a mídia descendo o pau, uma denúncia por dia contra os 'degenerados e corruptos' do PT -- OK

- mas acho q talvez tenha sido melhor assim... as posições vão ficar mais claras, vai ter debate... é preciso SIM que a gente saiba não quem é menos pior, mas quem vai na direção daquilo q a gente acredita... eu vou é ficar MAIS ANIMADA, e fazer campanha pro Lula!!

bjs

Vivi disse...

O desânimo, parceiro do cansaço, foi mais ontem. HOje estou mais animadinha sim, mas é difícil ter que ser esforçar para acreditar. Ainda acho que o Lula, hoje, é o melhor voto, a melhor opção. Mas o cara se cercou de babacas, que sempre se soube que eram babacas, que só surpreenderam quem nunca tinha ouvido falar deles. Foi no mínimo omisso, já que ingênuo neste mundo ninguém é. Mas só sabemos de tudo isso porque o governo dele deixa ter investigação, as sujeiras apareceram. O PF do outro governo nunca mostrou nada disso. E tem muito gente que não tá vendo isso, que é o que me dá raiva. Acho tb que o governo dele é o melhor que já tivemos, que tem que consolidar, e das boas cabeças deste país que eu conheço a maioria ainda está no PT, meio encostado, tentando melhorar, mas continua lá. Mas, mesmo assim, não saio por aí pra fazer campanha pra mais ninguém. Defendo o voto no LUla pra quem pede minha opinião e olha que foi duro ouvir ontem dentro da redação que era melhor eu falar baixo pra não apanhar... Foi na redação. Isso é de chorar.....

Anônimo disse...

aqui no segundo andar a gente mais brinca do que fala a sério, mas agora a discussão tb tá esquentando... quero mais é que esquente... até pra ficar claro q a posição de cada um tem que ser respeitada...

conversei bastante com o Marcão (e com a Ana tb) na sexta-feira, falamos um monte do PT,de como a posição de uma parte (ou de algumas pessoas) do partido pode detonar com todo um trabalho, e tb de como fica cada vez mais complicado ser jornalista... conversar com quem a gente gosta é muito bom... faz a gente se ver e se rever e se gostar talvez um pouco mais... no meu caso, isso significa buscar MOVIMENTO, discutir as idéias e não deixar de mostrar a minha posição. Falei tb com a Vera, minha irmã, que é do PV, e discordamos um monte... mas estamos nos respeitando bem mais hoje do que na eleição passada, o que já é muito legal...

vamos jantar esta semana? podemos chamar mais gente...

Anônimo disse...

essa deu no blog do Paulo Moreira Leite... se eu já achava que a HH tava complicada, agora tenho certeza q tá pirada...
................................
Conversei com parlamentares do PSOL sobre a proibição de declarar voto
No segundo turno. Boa parte deles pretende apoiar Lula, com todas as
restrições de quem fez uma campanha de oposição no primeiro turno. A idéia
era condenar o governo Lula mas pedir votos para o PT em nome da biografia
do presidente. Pela decisão aprovada, eles podem votar em quem quiserem mas devem esconder o nome do candidato – o que muitos consideram um disparate, quando se recorda que são personalidades públicas, com responsabilidades políticas claras. Uma liderança do PSOL estranha que a decisão tenha sido tomada numa reunião sem a presença de Ivan Valente e Chico Alencar, os mais destacados parlamentares da legenda – eles não tinham nem chegado a Brasília quando HH anunciava a decisão. Em em matéria de autoritarismo interno, a decisão do partido é um recorde, não?