sexta-feira, março 03, 2006

Coisas da Bia


Já deitada na cama, pronta pra dormir, a Bia me contou ontem que, na escola, desenhou a Heloisa deitada embaixo da terra. "Não consegui fazer ela feliz, mamãe, porque ela estava na terra. Aí, desenhei ela triste e dei uns retoques (!!!)".

Levei um susto na hora. A Bia desenhando coisas mórbidas??? Fiquei imaginando a cara da professora quando ela contou o que desenhava... E ri... Me disse ainda que desenha a irmã feliz quando a faz de pé, em cima da terra. Mas que deitada, na terra, não deu pra fazer um sorriso. Me tranquilizei quando ela garantiu que não ficou triste com o desenho. Apenas desenhou. Concluo que a vida devia ser simples como as saídas inventadas pelas crianças.

Acho que Bia começa a entender o que é a morte. Nunca escondi dela a existência da morte e da irmã com a qual ela não conviveu. São só fotos e histórias que ela vê e escuta. Gosto de ouvi-la. Me conta que sonha com a irmã constantemente. Para a Bia, a Heloisa é um tipo de anjo com o qual ela brinca enquanto dorme. As duas ficam de mãos dadas, pulam de nuvem em nuvem e tomam conta uma da outra para não se machucarem. Para a Bia, não é uma lembrança, mas uma amiga invisível, com a qual ela sempre pode contar.

No fundo, a invejo. Como é bom ter amigos invisíveis...

Um comentário:

Anônimo disse...

Linda,
Não sabia desses detalhes, esse post me deixou com os olhos cheios de água. Quem perde um filho experimenta a dor mais profunda. Mas quem tem uma Bia tem um sopro acalentador sobre a ferida....